GROSCON E O BANCO CENTRAL DO BRASIL
Você já deve ter ouvido falar que o Sistema de Consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Também sabe que consórcio só pode ser adquirido de administradoras com autorização desse órgão. Mas você sabe a importância disso para os seus negócios?
O Banco Central
O Banco Central do Brasil (BCB) foi criado em 31 de dezembro de 1964, pela Lei n° 4.595. Ele é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional. Cabe ao Banco Central, por exemplo, emitir nossas cédulas e moedas, exercer o controle do crédito, controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país e autorizar e fiscalizar as instituições financeiras e as administradoras de consórcios.
Controle do Sistema de Consórcio
O Sistema viveu quase 10 anos tendo como base legal apenas as regras de Direito Civil e do Código Comercial. Foi em 20 de dezembro de 1971, com a Lei nº 5.768, que os consórcios passaram a depender de autorização prévia do Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria da Receita Federal, que estabelecia as normas e condições para seu funcionamento. Essa lei não tratava especificamente do consórcio, mas cuidava de todas as modalidades de distribuição de prêmios e de proteção à poupança popular.
No ano de 1991, a Lei nº 8.177 transferiu as operações do Sistema de Consórcio para o Banco Central, que assumiu o controle determinado a deixar a fiscalização das empresas mais eficiente e aumentar a transparência do setor perante o mercado. Uma de suas principais inovações foi a instituição da carta de crédito: o consorciado sorteado não receberia mais o bem e sim o crédito no valor correspondente ao bem, conforme é feito atualmente.
Por fim, em 6 de fevereiro de 2009, entrou em vigor a legislação específica do setor, a Lei nº 11.795, ou Lei dos Consórcios, que consolidou o Banco Central como a autoridade responsável pela normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das atividades do Sistema.
Portanto, é de responsabilidade do Banco Central: conceder ou cancelar a autorização para o funcionamento das administradoras, disciplinar as operações de consórcios, penalizar os infratores, fiscalizar as operações, estabelecer os procedimentos relativos aos processos administrativos e realizar eventuais intervenções nas administradoras, se necessário.
ENDEREÇO
Rua: São Sebastião do Paraiso, 1035
Jd. Francano – Franca / SP – CEP 14405-010
[email protected]
Telefone: (016) 3707-5500
SAC/Ouvidoria 0800-940-3636
De Seg. à Sex. das 8h às 18h
SIMULE
Simular Consórcio de Imóveis
Simular Consórcio de Automóvel
Simular Consórcio de Caminhão
Não comercializamos cotas contempladas. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento.